

Citrinian Night

Genero: Plataforma 2D | Shooter
Plataformas: Windows PC
Ano: Maio 2023
Citrinian Night é um jogo de plataforma 2D inspirado na jogabilidade dos clássicos Metroid e Castlevania Symphony of the Night. Neste jogo você será Citrina, uma bruxa que acabou de despertar após alguns séculos de confinamento.Nesta versão de demonstração feita para a gamejam nacional CTRL ALT JAM temos cenários com combates, puzzles e coleta de itens e equipamentos.








Galeria
Minhas Contribuições
Dev - Programador principal, definindo arquiteturas para gameplay, interfaces, combate, puzzles.
Tech Artist - Servindo de referencia para os artistas, padronizando tamanhos e formatos de arquivos, criando cenas de teste e para o próprio gameplay.
Level Designer - Colaborando com testes e posições de inimigos e ajuste de dificuldade dos puzzles.
VFX Designer - Criação de efeitos visuais e shaders para enriquecer e demonstrar um bom nivel de polimento e apelo visual.
Ferramentas e Tecnologias
Engine - Unity 2021.3 LTS.
Controle de Versão - Git + Github.
IDE - Visual Studio 2019.
Outros - Cinemachine, ShaderGraph, Animator.
Processo de Desenvolvimento
O processo começou na sexta-feira à noite, assim que recebemos os temas disponíveis. Iniciamos um brainstorm para decidir entre as opções e, já no sábado, definimos o tipo de gameplay, os desafios, a história e os personagens — ao menos a base — para dar início ao desenvolvimento.
Desafio técnico e foco nas mecânicas
Durante as gamejams, gosto de me desafiar criando tudo do zero e otimizando códigos e processos. Nos dois primeiros dias, foquei em desenvolver as mecânicas principais, orientar a equipe sobre limitações técnicas e de tempo, e eliminar elementos que poderiam comprometer a entrega dentro da deadline apertada.
Segunda-feira: o verdadeiro teste
Com uma rotina puxada fora de casa por doze horas, ainda encontrava energia para mergulhar nos códigos à noite. Compartilhei os avanços com a equipe, revisei bugs reportados e seguimos com a filosofia de progression over perfection. Na terça-feira, implementei o personagem principal, animações, efeitos visuais e testei o combate com inimigos. Um dos destaques foi a ideia de adicionar folhas caindo da personagem — um detalhe que trouxe personalidade e um toque de Castlevania ao projeto.
Puzzles e novos aprendizados
Reservei o quarto e quinto dia para desenvolver os puzzles, uma área que ainda não havia explorado. Foi um desafio divertido e sem grandes problemas técnicos, o que me permitiu expandir meu repertório com tranquilidade.
Refinamento e correções
Com as mecânicas principais concluídas, iniciei o backtracking dos bugs e fiz ajustes pontuais junto à equipe. Também removemos conteúdos que poderiam comprometer a qualidade final, garantindo uma entrega mais sólida.
Finalização e QA
Nos últimos dias, o foco foi em QA e pequenos ajustes. Conseguimos reservar cerca de cinco horas no último dia para revisar tudo com calma e fazer uma entrega caprichada.
Organização e versionamento
O versionamento no GitHub foi simples e eficiente: cada feature teve seu commit em branches específicas — gameplay/combate, menus/save system — enquanto a main branch recebeu apenas as mecânicas homologadas. Mesmo em projetos corridos, mantenho essas boas práticas para tornar o processo cada vez mais natural e sustentável.
Links
Página itch.io - Citrinian Night
Créditos
Meus belos primeiros parceiros de jam:
Leo - Sound e Game Designer.
Draguna e Amanda - Artes.
Tesla e Dyan - Game Designers e Desenvolvedores da narrativa.


2025 Daniel Amorim
